segunda-feira, 7 de setembro de 2009

7 de Setembro

Neste 7 de Setembro proclame sua independência e seja mais fiscal dos recursos públicos.

Um comentário:

  1. A invenção do 16 de abril em Canguaretama.

    Depois que um carro-de-som ensurdecedor passou aqui em frente de casa anunciando a “Festa de Emancipação Política” de Canguaretama tive uma forte sensação de que os representantes do Município não estão nem um pouco atentos para o meio ambiente nem para o direito de vizinhança. A festa foi anunciada até pela “98,9 MHz” rádio de Natal.

    Esse carro-de-som da prefeitura, de placa MXV 9234 CANGUARETAMA-RN , quando passa no bairro Lagoa de São João protagoniza perturbação de sossego, que é contravenção penal assim como é a vadiagem e a embriagues que de vez em quando aparecem de frente ao Supermercado Baratão.

    Mesmo que eu pudesse gritar o mais alto que minha voz permitisse não produziria tanto barulho e tanto ruído quanto produz “Zé Carlos” em um minuto que passa com o seu carro-de-som em frente a minha residência.

    O que os carros-de-som fazem na Lagoa de São João não representa em nada uma emancipação política no sentido de independência ou de soberania do trabalhador ou do povo de baixa-renda. Representa o que pode fazer a dominação sem precedentes do capital sobre o trabalho na vida de um estudante, professor, trabalhador, agricultor, morador ou vizinho ou de outros que não querem ser identificados pelo nome.

    Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheio com gritaria ou algazarra abusando de instrumentos sonoros ou de sinais acústicos é falta punível com detenção, mas o Município e seu carro-de-som estão entre os que mais praticam, apesar de não ser documentada por razões que o professor de biologia definiu como “medo de ser demitido”.

    Esse medo de ser demitido revela um aspecto trágico da administração municipal: abuso nos provimentos de cargos por comissão [com a mesma facilidade com que foram contratados podem ser demitidos], ou em outras palavras, ausência de impessoalidade e de eficiência ao privilegiar a nomeação sem concurso público de provas ou de provas e títulos.

    O som da “98,9” que anunciava a grande festa saía de dentro do “micro-onibus” que viajo pra Natal três vezes na semana, com dia e hora previamente comunicados à autoridade. O principal representante do Poder Executivo do Município não possuiria domicílio em Canguaretama, além do domicílio eleitoral. Outro principal representante do Poder Judiciário não teria domicilio eleitoral e nem residência fixa em Canguaretama.

    Ficou impressão de que eles, que organizaram a festa da emancipação pra hoje 6 de abril], não leram o tópico escrito pelo conhecido historiador dessa cidade. Eles festejam “emancipação política” enquanto que a Cidade padece sem saneamento básico e ainda não é área urbana consolidada, segundo a Resolução nº 303/02 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

    Em 16 de abril não teria havido uma emancipação política no verdadeiro sentido do termo, mas apenas uma mudança de classificação que promovia elevação da vila para a categoria de cidade, ou seja, uma mera nomenclatura. Por isso o Município não teria “referência” documental nem base na História para promover festa para comemorar emancipação com direito a anúncio em Rádio de Natal, “98,9 MHz” e muito menos razão para comemorar, porque tudo depende do que vem de fora, até a comida que comemos. E isso por sua vez demostra a trágica estrutura fundiária: "as melhores terras estão com a usina", reclama o comerciante de produtos agrícolas.

    ResponderExcluir